quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

TGC ZYRO


Meus trabalhos algumas vezes surgem de formas inusitadas. Mas depois de acompanhar uma marca e/ou empresa por mais de 10 anos como é o caso da Tron Informática, 19 anos como a Íntima Lingerie, 5 anos acompanhando a Polipeças, criar logomarcas para estas empresas ou produtos destas empresas é meio que esculpir um filho. Dar forma aos anseios das pessoas que trabalharam para criar o produto, é como dar um corpo para uma criatura que já tem alma.

Na semana passada, fui surpreendida por uma destas solicitações. Com uma pequena diferença, eu tinha que "parir" uma logo em poucas horas. Aqui, valeu a sintonia criada durante os 10 anos em que contruimos juntos, eu , Reilly e Paulo de Tarso a identidade visual, o posicionamento e fortalecimento marca da Tron. Agora eu tinha um fato novo: uma nova equipe para apresentar e fazer conquistar com esta nova idéia. Este foi o primeiro trabalho com o Gelson e a Carolina. Um novo desafio que a muito tempo não me deparava.

Pode parecer engraçado, mas para um Diretor de Arte, isso mesmo! Sou da velha guarda! Nada de Designer Gráfico, sou Diretora de Arte, formada ao longo 25 anos por excelentes professores e ainda Diretores de Arte de Agências de Publicidade. Ah... o saudoso Galo, Tio Laércio, Alberto e Wil - quanta saudade... ainda sou a caçula desta turma. rsss Pelo menos desta turma.

Deixemos a saudade de lado e voltemos ao desafio: Nova equipe de aprovação, pouco tempo, pouca informação... Nessa hora é apelar para o silêncio acompanhado do bom e velho lápis 6B e um papel em branco. Vamos ao "raf" ou "croqui" como preferirem. Papel branco e nada, apenas linhas soltas... É hora de apelar para a boa e nem tão velha Internet: conceitos. Algumas palavras, silêncio, traços... eis as primeiras idéias. Salvaram 6 idéias! É jogar para a tela e correr para apresentação.

Este é o momento que mais amo ou detesto. É simples isso! As pessoas falam com os olhos, com a musculatura da face. Fazendo esta leitura fica mais fácil saber se você agradou ou não. Pensem que já tive alguns clientes que eram estátuas.

No caso do TGC Zyro (zero | início de tudo + Y | geração Y), uma evolução/criação de logo para uma suite de aplicativos da Tron Informática, foi um destes trabalhos divertidos. Eu não tinha tempo e nem muitas alternativas. Eis que surgiu e numa divertida "eleição" venceu quase por unanimidade. Isso é muito gratificante, olhando para aquela forma... toda a campanha se desenhando diante dos meus olhos.


Definitivamente! Como já disse em outras oportunidades: não sei o que é trabalho. Pois todos os dias fico brincando com formas, imagens e palavras só pra não ter que trabalhar, e você acredita!

[Tânia Rezende] www.fabricarte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.