terça-feira, 7 de julho de 2009

O problema dos livros de auto-ajuda

O problema dos livros de auto-ajuda: O lado negativo de afirmações positivas

Em tempos de dúvida e incerteza, é comum que as pessoas procurem livros de auto-ajuda para procurar algum tipo de encorajamento e auto-afirmação. Estes livros usam frases positivas, como “sou uma pessoa amável” ou “vou ter sucesso”, como uma forma de melhorar a auto-estima do leitor e levá-las a ações positivas. Entretanto, um estudo mostra que estas frases podem, na verdade, ter o efeito contrário ao pretendido.
Os psicólogos Joanne Wood e John Lee, da Universidade de Waterloo, e Elaine Perunovic, da Uniersidade de New Brunswick, no Canadá, descobriram que pessoas com a auto-estima baixa se sentem piores depois de repetir frases de auto-afirmação positivas.
Os pesquisadores pediram aos participantes com auto-estima baixa e alta que repetissem a frase “eu sou uma pessoa amável”. Eles então mediram o humor dos participantes e a sua sensação momentânea sobre si mesma. Surpreendentemente, os pesquisadores descobriram que os participantes com a auto-estima baixa se sentiam piores depois de repetir a frase, e aqueles com a auto-estima alta se sentiam melhor – mas só um pouco.
Em outro estudo, os psicólogos fizeram com que os participantes listassem pensamentos negativos e positivos sobre si mesmos. Eles descobriram que os participantes que têm baixa auto-estima se sentem melhor quando podem ter pensamentos negativos, em vez de serem forçados a se concentrarem em pensamentos positivos.
Os psicólogos sugerem que pensamentos positivos fora da realidade, como “eu me aceito completamente”, podem causar pensamentos contraditórios em pessoas com a auto-estima baixa. Estes pensamentos negativos podem, assim, sobrepor os pensamentos positivos. Os pesquisadores concluem no estudo que “A repetição de frases auto-afirmativas podem beneficiar algumas pessoas, mas produzem efeitos negativos naquelas pessoas que mais precisam do benefício”. [Science Daily]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.